MA ocupa 7ª posição em ranking de tentativa de golpes pela web | Prefeitura Municipal de Turiaçu 
Compartilhe
Interatividade
MA ocupa 7ª posição em ranking de tentativa de golpes pela web

01 de Agosto de 2016

O aumento dos casos de golpes por meio da internet levou o estado do Maranhão a ocupar a sétima posição no ranking dos estados brasileiros como um dos maiores em índice de tentativas de golpe pela web.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Mapa da Fraude no Brasil, a cada minuto os cibercriminosos tentam fraudar mais de três mil reais no E-commerce, que é o comércio online. O dado corresponde a 4,4% de todas as transações em lojas virtuais. Só por dispositivos móveis, o crime já representa 5,6% do total no país.

O chefe do Departamento de Repressão a Crimes na Internet da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), Odilardo Muniz, afirma que aumentaram as formas de crimes na web. Ele acrescenta que a polícia realiza trabalhos com o intuito de combater esse tipo de fraude cada vez mais constante no Maranhão.

“Aumentou a democracia da internet, o uso de pessoas de internet e também as formas de invasão e estelionato online. A gente está ouvindo vítimas justamente para combater essas fraudes que estão aumentando aqui no estado e no Brasil como um todo”, revelou Odilardo Muniz.

O chefe do Departamento de Repressão a Crimes na Internet diz ainda que é preciso ter cuidado na hora de fazer qualquer transação pela web e se caso for ajudar alguém sempre confirmar os dados com os parentes ou até com o próprio beneficiado. “Se a pessoa pedir dinheiro emprestado confirmar com a aquela pessoa. Fazer uma ligação ou então tentar entrar em contato com ela através de parentes”.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias