Projeto aposta na sensibilidade dos deficientes auditivos para a fotografia | Prefeitura Municipal de Turiaçu 
Compartilhe
Interatividade
Projeto aposta na sensibilidade dos deficientes auditivos para a fotografia

01 de Agosto de 2016

O projeto denominado “Impressão do Silêncio”, que tem como objetivo ensinar deficientes auditivos sobre a arte de fotografar, será inaugurado nessa terça-feira (19) às 19h, no Centro de Convenções do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (SEBRAE-MA), em São Luís.

As fotos cheias de sensibilidade realizadas por quem supera a deficiência aguçando outros sentidos, especialmente a visão, fazem parte do projeto coordenado pela fotógrafa Veruska Oliveira. Um curso gratuito de fotografia para jovens surdos.

“Comecei a analisar o espaço que eles se inseriam e ver como eles são extremamente inteligentes. Sua capacidade cognitiva é impressionante e muitas vezes no mercado de trabalho são jogados em funções totalmente diferentes da capacidade deles. Aí, comecei a pensar como a fotografia poderia ajudá-los nisso”, explicou a coordenadora do projeto.

Um dos lugares escolhidos por Veruska para as aulas práticas do curso é o município de Raposa, na Região Metropolitana de São Luís. No local, os alunos poderão explorar ângulos, proporções e cores através da sensibilidade aguçada de seu olhar e da sua percepção. Além disso, eles receberão aulas teóricas e práticas com palestras de profissionais que são referência na fotografia.

O fotografo Orlando Brito explicou que o curso desenvolverá as outras habilidades dos alunos que possuem a deficiência auditiva. “É natural que você, por não ter a audição perfeita, priorize o campo visual e, é natural também que isso se acentue mais ainda, na percepção das coisas, das cores. Na verdade o som te faz falta e você fica mergulhado no quesito visual”, explicou.

Já outro fotografo que ministrará a palestra no evento, Evandro Teixeira, disse que o projeto acrescentará novas experiências em sua vida. “Trocar ideias com esses meninos surdos vai ser uma experiência inusitada. Vai ter uma lembrança, acho que para o resto da minha vida”, disse.

O curso dará aos alunos que ainda estão aprendendo a fotografar novos conhecimentos. A técnica apreendida somada ao talento que cada um possui promoverá momentos inesquecíveis registrados nos cliques da câmera.

A inscrição para participar do evento, que é exclusivo para surdos, poderá ser feita pela internet no site www.impressaodosilecio.com.br.

 

Fonte: G1

Últimas Notícias