Nossa História

O primeiro núcleo demográfico de Turiaçu, de acordo com o Professor Robson Campos Martins, data de 1655 e estava localizado à margem esquerdo do rio Turiaçu, na confluência do Paruá e margeando a estrada Viana-Belém, e recebeu o nome de Missão Jesuíta São Francisco Xavier do Turiaçu. Em 13 de fevereiro de 1834, quando Turiaçu estava sob o domínio do Pará, foi instalada a vila de Turiaçu. E Turiaçu foi elevado à condição de cidade e município pela lei provincial nº 897 de 11 de julho de 1870[7]. Entre os tantos filhos ilustres de Turiaçu, destacaremos: D. Joaquim Gonçalves de Azevedo, que chegou a ser Arcebispo Primaz do Brasil; José Gonçalves de Oliveira, que escreveu dentre outras obras: “Traçado das estradas de ferro no Brasil”; e Luiz Antônio Domingues da Silva, que foi governador do Maranhão de 1910 a 1914.

Bandeira
Fundação 11 de julho de 1870
Gentílico turiense
Prefeito(a) Umbelino Ribeiro[1] (PV)